Make your own free website on Tripod.com

BUS ou Barramento

 

Índice

 

 


Largura
do Barramento e Velocidade
Inicio da página

Falando de DMA, existe um outro elemento importante na velocidade de processamento do computador: o barramento (BUS).
Este é um agrupamento de fios, e os sinais nesses fios, que movem a informação por dentro do computador.
O barramento se conecta ao processador, à memória, aos drives de disco, ao vídeo, aos slots (conectores) para acréscimo de memória e aos periféricos. O barramento tem uma taxa de relógio própria. Ele também tem uma largura de dados e uma largura de endereços.
A largura de dados diz quantos bits o barramento move de cada vez: 8,16 ou 32. A largura de endereço diz quantos endereços o barramento pode especificar: 20 bits (o endereçamento de 1MB do primeiro PC), 24 bits (o barramento para 16 MB do AT), ou 32 bits (o barramento do 386 para 4 GB). A taxa de relógio e a largura de dados do barramento determinam a velocidade máxima na qual este pode mover informação.

Tipos de Barramentos e de Slots
Inicio da página

Existem, pelo menos, cinco tipos de barramentos, que diferem fisicamente e na disposição dos sinais nos conectores onde circuitos adicionais podem ser conectados no computador.
O tipo original do PC é um barramento de 8 bits de dados. Ainda se encontram alguns slots desse tipo em muitos PC's, para o acréscimo de periféricos lentos.
O barramento original do AT de 16 bits de dado ou ISA (Industry Standard Architecture - Arquitectura Padrão Industrial). Encontram-se muitos desses slots de expansão nos PC's de hoje. Existem, provavelmente, mais placas conectáveis de circuitos com memória, modems, controladores de disco e outros acessórios para esse barramento do que para qualquer outro.
O barramento de 32 bits de dados EISA (Extended Industry Standard Architecture - Arquitectura Padrão Industrial Estendido). Este barramento foi feito especificamente de modo que placas para barramento ISA possam nele ser conectadas, bem como novas placas com capacidade para 32 bits de dados.
O barramento MCA (Micro-Channel Architecture-Arqutetura Micro-Canal) de 32 bits da IBM só aparece nos sistemas PS/2 de topo de linha da IBM, se bem que também está "prometido" para poucos sistemas compatíveis com PC.
O barramento VLB ( VESA Local Bus ) VESA ( Video Eletronics Standard Association) em geral a velocidade de processamento dos dados é sempre maior para as comunicações entre a CPU e a memória do que para as comunicações entre a CPU e equipamentos como o disco rígido e o monitor de vídeo. A função do Local Bus é semelhante à de um tractor que alarga uma avenida para que possam nela circular mais carros. Dessa forma, a ligação entre a CPU e o monitor passa a ter a mesma velocidade que as comunicações da CPU com a memória principal.
O barramento PCI ( Peripheral Component Interconnect ) tem como característica: trabalhar independentemente do processador ( trabalhar paralelamente a ele), tem uma capacidade de 32 a 64 bits e é das mais utilizadas hoje em dia.
AGP (Accelarated Graphics Port - Aceleração de gráficos em 3D), nos dias que decorrem que não pretende ver imagens a 3D? este barramento utiliza uma Slot de cor acastanhada que permite ligar placas de vídeo mais poderosas e que possuem já aceleração de imagens 3D.

 

Nomenclatura do Barramento
Inicio da página

Arquitecturas de Barramento(BUS)

ISA-      Industry Standard Architecture - Arquitectura Padrão Industrial 16 bits.
MCA-  Micro-Channel Architecture - Arquitectura Micro-Canal 32 bits (IBM).
EISA-   Extended Industry Standard Architecture - Arquitectura Padrão Industrial Estendido 32 bits.
VLB-    VESA Local Bus - Video Eletronics Standard Association 32/64 Bits.
PCI-     Peripheral Component Interconnect 32/64 Bits.
AGP-   Accelarated Graphics Port - Aceleração de gráficos em 3D 64 Bits.
AMR-   Audio Modem Riser.
CNR-   Communications Network Riser





Inicio da página

Home Page