Make your own free website on Tripod.com

      Esta página tem o objectivo de ensinar as noções básicas do código HTML. Para fazer uma Home Page pode usar programas que usam uma linguagem visual (como por exemplo, Front Page, PageMill, Dreamweaver, Composer, WebEditor, etc.), ou seja, faz a formatação de sua página sem precisar saber códigos. No entanto se precisar ir um pouco mais além na personalização da sua página precisa de editar o seu código HTML e aplicar os conceitos que vão ser explicados ao longo deste curso.

O Que é o HTML ???

      HTML é a abreviatura de Hyper Text Markup Language, que pode ser traduzida como Linguagem de Hipertexto Baseada em Códigos. Define um conjunto de estilos como cabeçalhos, parágrafos, listas e tabelas que compõem uma página da WWW e serve para indicarmos formatações para textos, inserir imagens e ligações de hipertexto.

Tags ou Directivas

     A linguagem HTML possui algumas regras de sintaxe que devemos seguir para obter o resultado desejado.
     Todo documento HTML apresenta elementos entre parênteses angulares (<ELEMENTOS>), esses elementos são as etiquetas da linguagem HTML, que são os comandos de formatação da linguagem. As etiquetas, tags ou directivas, tem sua correspondente etiqueta de fechamento (<ETIQUETA> ... </ETIQUETA>). Isto é necessário porque as tags servem para definir a formatação de uma porção de texto, e assim marca-se onde começa e onde termina o texto com formatação especificada por ela. Alguns tags são chamados "vazios" ou unidireccionais, pois não marcam uma região de texto, apenas inserem alguma coisa no documento. As etiquetas serão escritas em maiúsculas apenas para facilitar a visualização, é possível misturar ou colocar tudo minúsculo que é igualmente aceite pelos Browsers.

Como Editar as Páginas em HTML

     As páginas desenvolvidas em HTML são arquivos simples e podem ser lidos e criados em qualquer editor de texto (Microsoft Word, NotePad, etc.)*. Depois de editar os códigos e textos é só gravar o arquivo mudando a extensão (ex.: .txt) para .html ou .htm.
     A diferença entre .htm e .html é que o .html é mais recente e é melhor aceite pelo software de Internet.

* Claro que existem também outros programas no mercado que permitem fazer páginas algo elaboradas e de uma forma mais simples, como o Front Page, PageMill, Dreamweaver, Composer, WebEditor, Net Family, etc. Mas o objectivo daqueles que pretendem ir mais além (desses limitados programas) é pegar no código HTML de uma página , melhorá-lo  e adaptá-lo, depois de aprender algo mais...

Então, basicamente, os arquivos HTML possuem dois componentes:

  1. O texto propriamente dito;
  2. As tags que indicarão os elementos de página:
    • estrutura;
    • formatação;
    • vínculos a outras páginas.

     

    Conteúdo do Curso:

    Lição Conteúdo
    1 Estrutura/Secções e Formatação de Texto
    2 Âncoras (Links)
    3 Imagens
    4 Listas
    5 Tabelas
    6 Frames
    7 Formulários
    8 Upload de ficheiros para o Servidor
    9 Outros melhoramentos na página

     Obs.: Para exibir o resultado do arquivo HTML não é necessário estar ligado à Internet, basta usar um Browser (Internet Explorer, Netscape, etc.) e utilizá-lo localmente para abrir o arquivo.

 

Introdução| Lição 1| Lição 2| Lição 3| Lição 4| Lição 5| Lição 6| Lição 7| Lição 8| Lição 9